terça-feira, 14 de abril de 2009

Moderna nostalgia...

"Moderna nostalgia"? Sim. Nada mais atual do que aquelas boas lembranças de momentos vividos, a saudade de diversidades já experimentadas. Resolvi falar disso hoje, porque encontrei algumas fotos antigas minhas. Engraçado como somos capazes de ver tanta felicidade no nosso passado, ao menos quando estamos diante de fotografias. Geralmente posamos para elas em momentos agradáveis. Mas será que vemos tanta felicidade assim porque ela realmente existia ou porque na nossa vida nós nunca estamos satisfeitos com o que temos e com o que somos? Será que éramos realmente mais felizes há alguns anos atrás? Será que nós poderemos um dia ter mais felicidade do que hoje? O que mede nossa felicidade? Qual será a unidade de medida usada para tal? O sorriso? Muitos dirão que sim. Mas também choramos de alegria, então nao podemos apontar uma pessoa feliz pela quantidade de sorrisos que ela mostra. Não faço a mínima idéia de como se mede a tão almejada felicidade, e imagino também que nenhum de vocês saibam. Se a felicidade não pode ser medida, não significa que ela não pode ser sentida. Ela pode, e deve. Ela não tem exatidão, certeza, não é uma "ciência exata". Mas ela existe, e faz diferença onde se apresenta. Contagia, enaltece aquele que a possui. Mas, voltando ao assunto principal deste texto, falemos da nostalgia.

Realmente a nostalgia está em evidência, e faz parte do presente!? Confuso né? Vendo minhas fotos, relembrando todos os momentos nelas arquivados, eu abria um sorriso a cada instante. Não acho que a felicidade existiu ali, mas sei que ela esteve lá, fazendo parte daquele "flash". Ai, que saudade desse tempo, onde tudo era brincadeira, onde cada atitude não me cobrava responsabilidades, mas me trazia aprendizado. Que vontade de voltar atrás e fazer tudo de novo, agarrar minhas pelúcias, empurrar meus carrinhos, cair de bicicleta, ganhar meu primeiro patins, quebrar meu braço, conseguir uma nova cicatriz a cada dia. Momentos bons e ruins que hoje me fazem gargalhar ao lembrar deles. Vida chata essa de hoje: responsabilidades, trabalho, estudo, limites, obrigações, deveres? Não. Vida boa essa de hoje, que pode não me mostrar a felicidade agora, mas que lá na frente, quando menos esperar, vou me pegar lembrando de tudo que estou vivendo e sorrindo, mais uma vez, como hoje faço com minhas lembranças de criança. Então não posso pensar na felicidade como algo pleno e perene. Não existe o "ser" feliz, mas o "estar" feliz. A felicidade vem e vai, mas faz emergir todos os nossos instintos mais humanos. Essa "moderna nostalgia" nos faz enxergar que fomos, somos e seremos felizes em muitos momentos de nossa existência.

Estou feliz, estou bem, estou vivendo e aprendendo.



Antes de ontem minha noite foi ótima. Pude passar algum tempo com meu amor, conhecê-lo melhor, mostrar um pouco mais do que ele já conhecia. Compre o ovo de páscoa dele, deitei, sorri, olhei, beijei, abracei. Enfim, ontem foi mais um dia no qual eu fui feliz.
Ontem pude aprender um pouco mais a ser alguém melhor. Depois de algum tempo retornei a facul. Rs, mas nem teve aula oh! Só a prova e mais nada. É isso. Valeu pessoal...


Beijos.

3 comentários:

  1. É PRECISO ENTENDER QUE NOS SOMOS SERES SUBJETIVOS... É PRECISO TAMBEM QUE SAIBAMOS A IMPORTANCIA DO AMAR MAIS QUE ONTEM E DO MUITO MENOS QUE AMANHA!!! É VIVER O AGORA, É FAZER ACONTEÇER... LEMBRANÇAS SAO NEGATIVOS DE SENTIMENTOS QUE PODEMOS REVELAR QUANDO SE TEM VONTADE!!! SER FELIZ É ESTAR BEM CONSIGO MESMO!!!
    ... AMIGO QUE AINDA NAO CONHEÇO, MAS TESTEMUNHO O QUANTO SEUS ESCRITOS SAO IMPORTANTES!!!

    EM CADA FRASE O SENTIMENTO DA VERDADE, DO ZE RICARDO DE ONTEM E HOJE E SEMPRE!! DA ALMA TRANSLUCIDA E EQUILIBRADA DE SUA FELICIDADE TRANBORDANTE E COMPLETA!

    ResponderExcluir
  2. Ain, Me fez lembrar da minha infancia tbm, ain como era bom, como eu era feliz e não sabiaa, rs,
    Te amoo meu amor!

    ResponderExcluir
  3. Da infância, tenho saudade das paquitas, de "lua de cristal, que me faz sonhar..." dos ursinhos carinhosos, de brincar de escolinha. "Eu fico com a pureza da resposta das crianças, é a vida, é bonita e bonita. Viver..."

    Qnto a felicidade, meu caro, já te disse ontem: não seja bobo, ela não rende bons enredos.

    Abraço!

    ResponderExcluir